Você sabia que dores na face, nos dentes e na cervical podem se chamar DTM?
- Dra. Msc Tatiane Maciel
- 30 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Já sentiu aquelas dores incômodas no rosto e no pescoço que irradiam para a cabeça e parecem nunca te dar trégua? Ou já teve dor de cabeça após noites mal dormidas? Ou até mesmo aquela sensação de cansaço ao abrir e fechar a boca? Isso pode ser Disfunção Temporomandibular!

Muitos já passaram por isso, e você não está sozinho.
Dores crônicas são prevalentes na população em geral.
Dor nas costas, dor no pescoço, de cabeça e disfunções temporomandibulares (DTMs) são todos exemplos de condições dolorosas envolvendo tecidos moles, como músculos, ligamentos e articulações em várias regiões do corpo.
As disfunções temporomandibulares são alterações das estruturas localizadas na região da face, próximas ao ouvido e à cabeça. Acometem os músculos da mastigação, a articulação da boca, o disco articular, os ligamentos e o líquido sinovial, dos quais compromete diretamente a mastigação, a fala e a abertura da boca.
As pessoas que têm DTM apresentam travamento ou dificuldade em abrir a boca, estalos e sensação de desencaixe, zumbido e dores de cabeça, no ouvido ou face.
Sabe-se que as DTM podem acometer qualquer idade, incluindo crianças. A prevalência de DTM, na nossa população, é de 31%. A DTM pode estar associada a uma variedade de condições, incluindo fibromialgia, síndrome de fadiga crônica, zumbido e problemas de sono.
Essas condições dolorosas são universalmente reconhecidas por apresentarem causas multifatoriais, ou seja, já estão identificados múltiplos fatores de risco que predispõem ou levam as DTM, como:
Problemas psicossociais: preocupação, ansiedade, estresse, depressão;
Problemas do sono: insônia, despertares noturnos, ronco e apneia;
Problemas gastrointestinais: gastrite, refluxo, síndrome do intestino irritável e azia.
É primordial um correto diagnóstico, conhecer a neurofisiologia das dores orofaciais, para assim instituir tratamentos específicos para cada caso.
Na Special a abordagem terapêutica, dos pacientes consiste no acolhimento, com um olhar amplo para enxergar além da boca. Investigamos as diversas áreas da vida, para um melhor controle da situação e eliminação dos sintomas.
O tratamento Special se baseia em evidências científicas e métodos comprovados com um direcional mais conservador para proporcionar o cuidado e atenção plena.

Nos nossos tratamentos associamos a aplicação de laser terapêutico, esteira de massagem, compressas mornas na face e no pescoço e liberação miofascial, onde suas dores gradualmente serão aliviadas no decorrer das consultas.
A educação e a conscientização do paciente sobre o seu problema é importante e vai contribuir diretamente ao tratamento. Você será parte ativa desse processo!
Não é apenas sobre dentes e mastigação. Nós olhamos para você, paciente, como um todo a fim de, entender suas dores e lutas, e oferecer um caminho de cuidado e recuperação.
Saiba que há um lugar onde você pode confiar quando estiver com dor. Na Special, estamos prontos e de braços abertos para te receber, para ouvir suas histórias e para caminhar junto contigo rumo a uma vida livre de dor.

Dra. MSc. Tatiane Maciel de Carvalho
Cirurgiã-dentista / CRO DF 9759
Mestre e Especialista em Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dor Orofacial
Especialista em Ortodontia e Atendimento Odontológico para Pacientes com Necessidades Especiais
Habilitação em Laserterapia e em Sedação com Óxido Nitroso.
Comentarios